terça-feira, 8 de novembro de 2011

BARROCO



O termo barroco surgiu do vocabulário português que significa pedra irregular durante o século XVII. A palavra barroca apareceu com sentido de grotesco, extravagante, também usado pela falta de harmonia de trabalhos artísticos. O barroco no Brasil foi um modo de se produzir arte apenas de forma adaptada, pois sua produção cultural no século XVII era insignificante. A literatura barroca meramente espelhou. A literatura portuguesa,  salvo pouquíssimas exceções. Artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco. No campo da Literatura,  podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno". Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.




Gregório de Matos


"A Cosme moura Roulim, insigne Mordaz Contra os Filhos de Portugal"











Um Rolim de Monai Bonzo Bramá 

Primaz de Greparia do Pegu, 

Que sem ser do Pequim, por ser do Açu, 

Quer ser filho do Sol nascendo cá. 



Tenha embora um Avô nascido lá, 

Cá tem três para as partes do Cairu, 

Chama-se o principal Paraguaçu 

Descendente este tal de um Guinamá. 



Que é fidalgo nos ossos, cremos nós. 

Que nisto consistia o mor brasão 

Daqueles, que comiam seus avós. 



E como isto lhe vem por geração, 

Tem tomado por timbre em seus teirós 

Morder, aos que provêm de outra Nação. ~









Padre Antônio Vieira


Vieira nasceu em Lisboa, em 1608. Com sete anos vem para a Bahia; em 1623 entra para a Companhia de Jesus. Quando Portugal se liberta da Espanha (1640), retorna à terra natal, saudando o rei D. João IV, de quem se tornaria confessor. Politicamente, Vieira tinha contra si a pequena burguesia cristã, por defender o capitalismo judaico e os cristãos-novos; os pequenos comerciantes, por defender um monopólio comercial; os administradores e colonos, por defender os índios. Essas posições, principalmente a defesa dos cristãos-novos, custam a Vieira uma condenação pela Inquisição: fica preso de 1665 a 1667. Falece em 1697, no Colégio da Bahia.

 Podemos dividir sua obra em:
Profecias – constam de três obras: Histórias do futuro Esperança de Portugal e Clavis prophetarum, em que se notam Sebastianismo e as esperanças de Portugal se tornar o Quinto Império do Mundo, pois tal fato estaria escrito na Bíblia.
Cartas – são cerca de 500 cartas, que versam sobre o relacionamento entre Portugal e Holanda, sobre a Inquisição e os cristãos-novos.
Sermões – são quase 200 sermões. De estilo barroco conceptista o pregador português joga com asa idéias e os conceitos, segundo os ensinamentos da retórica dos jesuítas. Um de seus principais sermões é o Sermão da sexagésima (ou A palavra de Deus), pregado na Capela Real de Lisboa em 1655.


"... Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, da outra há de estar negro; se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta que não haja de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? ..."

 (Fragmento do Sermão da Sexagésima do Padre Antônio Vieira)



 CONTEMPORANIDADE:


“Essa imagem retrata o Desequilíbrio entre a razão e a emoção”



“Essa imagem retrata contradição”





“Neste  comercial a Predomínio de figuras como a metáfora
Característica do barroco”






Características do Barroco:
  • Pessimismo.
  • Desequilíbrio entre a razão e a emoção.
  • Dualidade; contradição.
  • Tendência à ilusão (fuga à realidade objetiva, subjetividade).
  • Tendência à alusão (descrição indireta).
  • Predomínio de figuras como a metáfora, a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.









Nenhum comentário:

Postar um comentário