terça-feira, 8 de novembro de 2011

PRÉ-MODERNISMO

 O Pré-Modernismo é um movimento literário tipicamente brasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o período anterior à Semana de Arte Moderna de 1922.
Didaticamente, esse movimento literário tem início em 1902 coma publicação do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha e com a publicação do livro Canaã de Graça Aranha. O Pré-Modernismo é um período de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamos produções conservadoras como a poesia parnasiana e simbolista encontrava as primeiras produções de caráter mais moderno, preocupadas com a realidade brasileira da época

Veja os principais autores do Pré-Modernismo brasileiro:


Euclides da Cunha
Lima Barreto
Monteiro Lobato
Graça Aranha
Augusto dos Anjos

EUCLIDES DA CUNHA em OS SERTÕES, revela a interpretação da realidade nacional, tendo como inspiração seu trabalho jornalístico em Canudos.
OUTRAS OBRAS:Contrastes e Confrontos, Relatório sobre o Alto Purus e Peru versus Bolívia.

LIMA BARRETO
No estilo simples fez uma literatura militante, criou alguns personagens que se tornaram símbolo de comportamento e valores sociais, como Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos.
OBRAS:Triste fim de Policarpo Quaresma, Numa e Ninfa, Clara dos Anjos, Recordação do escrivão Isaías Caminha, Vida e Morte de M.J.Gonzaga de ´Sá.

MONTEIRO LOBATO
Considerado um contista regionalista , escritor combativo de literatura militante, apresentou a realidade social e mental do chamado Jeca Tatu.
Foi o mais importante escritor da literatura infantil brasileira.
OBRAS: Urupês, Cidades Mortas, Negrinha.
Sítio do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, Memórias de Emília, O Minotauro, entre outros.

OUTROS AUTORES DO PRÉ-MODERNISMO
GRAÇA ARANHA (Canaã)
JOSE MARIA TOLEDO MALTA

AUGUSTO DOS ANJOS
Combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas: preocupação formal, musicalidade, exagero e deformação expressivos.
Sua poesia é forte, chocante, agressiva, comunica-nos a angústia da falta de sentido à vida na decomposição e aniquilamento da carne.
EU, foi uma de suas obras, mais tarde passou a chamar-se Eu e outras poesias.

Euclides da Cunha
" Os Sertões" 

.
Trechos de:Os Sertões 


“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. É desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. (...) Basta o aparecimento de qualquer incidente transfigura-se. Reponta. Um titã acobreado e potente. De força e agilidade extraordinárias (...). Sua cultura respeita antiqüíssimas tradições. Torna-se um retirante, impulso pela seca cíclica, mas retorna sempre ao sertão”.
  

“Sua religião, como ele, é mestiça. O catolicismo atrasado se mistura aos candomblés do índio e do negro e se enche de superstições, crendices e temores medievais, conservados pelo isolamento, desde a colonização. Ele é crédulo, supersticioso, e essa deixa influenciarem por padres, pastores e falsos profetas...”


“E o povo versejava e cantava;

‘Casamento vão fazendo/ Só pro povo iludir / Vão casar o povo todo/ No casamento civil’.

‘Visita nos vem fazer / Nosso rei D. Sebastião / Coitado daquele pobre / Que estiver na lei do cão’.”



“[Antônio Conselheiro] Pregava contra a República; é certo. (...) Mas não traduzia o mais pálido intuito político; o jagunço é tão inapto para apreender a forma republicana como a monárquico-constitucional. Ambas lhe são abstrações inacessíveis. É espontaneamente adversário de ambas. (...) Insistamos sobre esta verdade: a guerra de Canudos foi um refluxo em nossa história.”


  
   “Fechemos este livro. Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. (...) Caiu o arraial a cinco. No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhe as casas, 5.200, cuidadosamente contadas.”

 CONTEMPORANIDADE:

"Regionalismo"


"Denúncia"


"Contemporaneidade"



Características do pré-modernismo:

  • Ruptura com o passado
  • Regionalismo
  • Denúncia
  • Contemporaneidade





Nenhum comentário:

Postar um comentário